Por que aprender Programação

É fato que a tecnologia transformou a educação. Mas, quando os alunos aprendem a usá-lá, eles raramente aprendem como ela funciona. A percepção de que essa lacuna precisa ser preenchida está levando a uma nova revolução entre educadores, na crença de que ensinar as crianças como codificar irá dar-lhes uma habilidade para a vida. Steve Jobs, da Apple, declarou: “Todo mundo deve aprender a programar um computador… porque te ensina como pensar.”

coding

Em 2014, a Inglaterra se tornou o primeiro país do mundo a fazer de Programação de Computadores uma disciplina escolar obrigatória em todos os níveis. Nos Estados Unidos, Chicago e Nova York revelaram planos de fazer Ciência da Computação uma matéria central do ensino médio, enquanto Wisconsin e Alabama anunciaram que um curso de Ciência da Computação irá satisfazer os requisitos de graduação em Matemática.

Charles Niza, mestre em engenharia da computação e consultor em tecnologias educacionais, explica como aprender programação pode ajudar no ensino das diferentes disciplinas: “Quando ensinada de forma contextualizada, a programação pode ser uma grande aliada no ensino das disciplinas básicas, como português e matemática. Um professor de matemática, por exemplo, pode utilizar a programação no estudo do espaço e das formas no campo da geometria e no estudo dos números e das operações no campo da aritmética. Enquanto um professor de língua portuguesa, por sua vez, pode utilizar a programação como ferramenta de suporte no processo de alfabetização e letramento. Independentemente da forma, o importante é que o ensino de programação nas escolas não seja visto como fim em si mesmo, mas como uma nova forma de expressão e principalmente, como uma maneira de aumentar a aproximação e o envolvimento do aluno com o conhecimento.”

Veja no vídeo da Code.org, o que grandes nomes falam sobre aprender Coding!

Fonte: code.org, nova escola

0 Comments

Add Your Comment: