Criatividade para a Vida

Criatividade para a Vida

Artigo de Allynne Fraemam – Teacher de Criatividade da School4Life

 

É sempre bom lermos sobre coisas que gostamos e que ampliam nosso conhecimento.

Quanto mais lemos, mais desejamos saber. Lacunas e dúvidas vão surgindo. A curiosidade vai crescendo cada vez mais. E agora? O que fazer quando queremos ir além da leitura auto-didática e aprender ainda mais? Escutar outras opiniões, outras linhas de pensamento. Buscar novas ideias, procurar novos caminhos e recursos.

 

Então, foi no ano passado que comecei minha busca por algo que levasse adiante meus estudos e pesquisas sobre criatividade. Participei, pela segunda vez, da conferência Internacional – CPSI (Creative Problem Solving Institute) e durante uma conversa com a doutora Cyndi Burnett, soube a respeito do curso do mestrado à longa distância – Creative Studies and Leadership, da SUNY – State University of New York, Buffalo College. Não tive dúvidas! Era o que eu realmente desejava! Comecei uma nova etapa. O processo de aplicação e segui a diante! Que será, será!

 

Em maio deste ano, viajei para iniciar o primeiro módulo do curso. Fui inserida em um grupo de 12 mestrandos, dentre eles, oito americanos e quatros alunos internacionais: um canadense, uma suíça da região da Itália, uma paquistanesa e uma brasileira (eu). Foi incrível! Como é bom abrir-se para novas oportunidades, conhecer pessoas diferentes, alargar nosso campo de visão. Durante o curso, ampliei meu conhecimento sobre “Os Princípios de Resolução de Problemas” e suas “Ferramentas Cognitivas”. Tornei-me uma facilitadora de Resolução de problemas de forma criativa, através do método CPS (Creative Problem Solving). Aprendi, através de estudos de casos, que ideias são sempre bem-vindas, pois não existe julgamento quando as sugerimos. Entretanto, ideias são apenas ideias. Elas não são soluções, e por aí vai!

buffalo college

Foram quinze dias bem intensos da minha vida! Vivendo momentos multiculturais, aprendendo com o dinamismo de cada um, somando valores, procurando ser mais eficaz,  tendo mais foco e objetividade. Fantástico! De volta à academia! Agora, continuo meus estudos à longa distância e retornarei à SUNY Buffalo College no próximo ano, para descobrir novas direções e aprender novos pontos vista que me surpreendam. Em minha opinião, estudar criatividade é procurar melhorar uma versão do mundo e de mim mesma. Uma experiência imensurável!

 

 

Habilidades para a VIDA

 

Com a School4Life os alunos desenvolvem e colocam em prática capacidades essenciais para lidar com o mundo que se transforma cada vez mais rápido. Confira nossa programação para o próximo semestre. (Clique aqui)

0 Comments

Add Your Comment: